sexta-feira, 3 de abril de 2009

Teatro: Brasil x Alemanha

"Teatro brasileiro atual é esboço"

(diz Eduardo Tolentino, diretor do grupo Tapa para a Folha de São Paulo)

Diante dessa reportagem de Lucas Neves (jornalista Folha de São Paulo) e, diante da matéria exibida pela revista Deutschland (Fórum de política, cultura e economia da Alemanha), resolvi fazer uma rápida comparação entre o teatro brasileiro e o alemão. Parei e me perguntei: Por que falar sobre isso, já que todo mundo deve imaginar que o teatro alemão é melhor? Infelizmente nosso país não dá valor ao que tem, nossas matas cada vez mais destruídas e nossa arte também. Temos tudo para crescer, mas não sei o que acontece (ou finjo não saber).

"tem gente começando a escrever coisas interessantes"


O diretor tem uma visão que realmente parece pessimista, mas quem sabe precisamos mesmo 'abrir os olhos' .

"35 milhões de espectadores visitam ano a ano quase 110 mil apresentações, na Alemanha"

Este número parece alarmante, porém estamos falando somente de espetáculos teatrais, sem contar, ainda, os espetáculos de balé e óperas.

Trecho matéria Deutschland :

Matematicamente, isto equivale à quase metade da população e prova a ininterrupta vitalidade do teatro alemão. Em cada temporada, cerca de 2500 obras ganham 5800 encenações. e os limites entre peças teatrais, de dança e musicais vêm sendo rompidos cada vez mais, desenvolvendo-se novas formas cênicas.
Cerca de 360 peças estreiam, em alemão ou em seus idiomas originais, anualmente, nos palcos alemães. Cerca de 40 000 pessoas trabalham em teatro na Alemanha.

OK, depois disso, não tenho mais palavas, tirem suas próprias conclusões.
E não esqueçam: nao vá visitar a Alemanha, porque eles estão deportando brasileiros, como foi o caso de Pyterson Batalha, o rapper brasileiro.

Seja o primeiro a comentar!

E o povo todo viu!

  ©Conteúdo Cultural - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo