quarta-feira, 15 de julho de 2009

Alemanha 60/20 - Setor Cultural 2009


2009 - Ano de virada para a Alemanha

20 anos da Queda do Muro e 60 anos da Alemanha Federal (60/20)
Duas datas iomportantes são festejadas pela alemanha em 2009. Temas monumentais da História contemporânea alemã.

Como sabemos, e como já foi dito aqui (post), a Alemanha é um país riquíssimo na questão cultural, neste ano tão importante, obviamente, isso será bem evidente. A edição P Nº2, da revista alemã Magazine Deutschland (abril /maio 2009), foi dedicada a este momento, com reportagens interessantíssimas sobre vários ângulos desse episódio. Como é o habitual, separei para frizar no blog a parte cultural, então vamos conferir alguns dos eventos que acontecerão.

▬► Como o setor cultural festeja o ano jubilar*

*Alegrar-se muito. *² Júbilo: encher-se de alegria.

Apresentações teatrais, exposições de fotos e de arte, concursos de cinema, concertos e palestras: uma sinopse dos projetos culturais no ano jubilar "60/20", na alemanha e no exterior.

Show de marionetes: Espetáculo teatral em Berlin

O Berliner Festspiele apresenta um espetáculo teatral ao ar livre e de entrada franca, de 1º a 4 de outubro. A legendária companhia francesa de teatro de rua "Royal de Luxe" encena um conto de fadas sobre reencontro após separação, com suas marionetes de até 13 metros de altura, em lugares como a avenida Unter den Linden, a rua Strasse des 17. Juni ou o Portão de Brandemburgo.


"Com o metrô suburbano para o Ocidente": Teatro na linha 2

Este é o projeto berlinense de exposição e teatro, que se realiza de 1º de setembro a 30 de novembro. Nos vagões da linha 2 do metrô suburbano serão encenadas peças curtas de teatro, baseadas em relatos de testemunhas da época na RDA.

(Saiba Mais)


"Após a Queda" : Projeto Teatral do Instituo Goethe

O instituto goethe organiza em todo o mundo cerca de 60 eventos sobre o tema da Queda do Muro. 17 dramaturgos de 15 países participam, por exemplo, do grande projeto teatral "Após a Queda - A Europa depois de 1989". vinte anos após a queda do Muro em Berlin, eles analisam a transformação na Alemanha e na Europa, com suas peças teatrais. As Produções serão mostradas em teatros de toda a Europa. No final do projeto teatral, em novembro de 2009, o Staatsschauspiel de Dresden e o Theaterbüro de Mülheim an der Ruhr apresentam na Alemanha uma seleção das peças.

"Transposições de Fronteiras": concurso internacional para cineastas

Pela terceira vez, o Instituto Goethe e a Fundação "Recordação, Responsabilidade e Futuro" promovem o concurso internacional de curtas-metragens "Transposições de Fronteiras". Jovens cineastas foram conclamados a tratar com as transposições geográficas e civilizatórias de fronteiras de 1939 - o inicio da II Guerra Mundial -, bem como das consequências sociais após 1939. Em julho, serão anunciados os premiados entre os 33 curtas-metragens participantes.


"9 de novembro de 1989, o dia mais feliz da história alemã."



Seja o primeiro a comentar!

E o povo todo viu!

  ©Conteúdo Cultural - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo