terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Instituto Nossa Senhora do Teatro

Instituto Nossa Senhora do Teatro, é uma instituição que trabalha inspirada nos ensinamentos da grande dama do teatro Fernanda Montenegro (Confira matéria sobre Fernanda Montenegro aqui no blog: 'Fernanda Montenegro ganha livro da Coleção Aplauso'). Fundada em 07 de agosto de 2003, a Nossa Senhora do Teatro é fruto da Oficina de Leitura Dramatizada, realizada pela atriz Fernanda Montenegro em 2002, no SESC de São João de Meriti - RJ, no qual seu fundador, Ricardo A. Vassílievitch, foi um dos selecionados para a oficina. Depois do término, encantado com a atriz abriu a instituição com o objetivo de passar esses conhecimentos para os atores que verdadeiramente pretendem o TEATRO, homenageando-a com o nome da instituição.

Cleyton Brayt: Ricardo, o que mais te encantou em Fernanda?

Ricardo: Fernanda Montenegro é conhecida como a grande dama do teatro brasileiro, título este que não aceita, até porque existem outras damas incríveis como Cacilda Becker, sua irmã Cleyde Yáconis, Ariclê Perez, Dulcina de Morais, não se espante quando falo de nomes que aparentemente não estão entre nós, essa nova geração não os conhecem, e também não tem interesse pela história do teatro, o que é de se lamentar. Mas saibam todos que um artista nunca morre, ele se eterniza pelas obras que deixa e por suas atitudes. Fernanda eu não conheci bem, digo isto porque conheci Arlette Pinheiro, já que quando aluno Fernanda estava completamente despojada da personagem que a reveste e que a indústria televisiva, cinematográfica e teatral corporativa exige dela. Em nossa Oficina de teatro, a que ela ministrou para nós em 2002, não havia nada disso, era uma amiga, uma colega de trabalho, uma mãe, uma avó ensinando seus filhos sem qualquer limite imposto por ela, éramos literalmente iguais. Lembro-me exatamente quando um dia ela disse:

"Gente, eu não sei tudo, sou de uma geração literária, li muito e hoje leio menos. Mas quem desejar saber tudo vai enlouquecer, vamos devagar, sem pressa!” Fernanda Montenegro

Fernanda moveu meus pensamentos, fez com que eu revisasse meus ideais e então minha vida se dividiu em A.F e D.F, e tudo foi diferente a partir dos idos anos de 2002. Mas a sua simplicidade, humildade, o não estrelismo e o fato de equiparar a sua profissão como a de uma simples operária, isso foi para mim como uma fenda aberta no meu coração. Fernanda é uma mulher espiritualizada, isso fez com que nós nos aproximássemos. Fernanda não retém conhecimento e fala de quase um tudo através de sua sabedoria, sei de muitas coisas que aprendi com ela, coisas que posso dividir e outros mistérios que transcendo e morrerão comigo, pois houve ali um pacto de fidelidade.

A Nossa Senhora do Teatro possui alguns cursos nos quais trabalha com bastante exigência para que haja o desenvolvimento dos alunos, o curso mais importante é o 'Preparação e desenvolvimento do ator', com bolsas de 100%, que para conseguir os alunos-atores participam de uma seleção super acirrada.
No decorrer do curso os alunos-atores encantados com as aulas e a participação montam espetáculos, como trabalho escolar e, participam da Imersão Teatral, que geralmente é realizada na Aldeia do Arcozelo, em Paty dos Alferes. Ricardo A. Vassílievitch falou um pouco sobre a Imersão Teatral. (Leia a entrevista na íntegra no final do post)

O Instituto recebeu o prêmio do Itaú Unicef (outubro de 2009) como uma das 20 melhores 'Instituições de Cultura, Arte e Cidadania', no regional Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ricardo A. Vassílievitch, no dia da premiação participou de um curso de gestão e capacitação na área de cultural, organizado pela CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação comunitária.) Neste dia, Ricardo expôs as dificuldades de se fazer teatro e mostrou esperança no nossa país:


“As coisas não tem sido fáceis, mas não dá para desistir, é preciso sempre acreditar num país melhor, cada um contribui com o que tem, nós temos o teatro e ele pode ter a função de entreter, mas também a de educar, de formar uma nova geração de artistas e homens de bem, isso eu aprendi com uma mulher chamada Fernanda Montenegro!" Ricardo A. Vassílievitch

(Recebimento do certificado do ITAÚ UNICEF)

O Instituto antes funcionava numa sala da Central do Brasil, hoje, com nova sede localizada na Rua da constituição, nº34 - Centro do Rio de Janeiro - RJ. Esta nova sede impulsiona os integrantes do instituto, o fundador fala mais sobre as novas realizações e os novos projetos:

Estamos envolvidos em intensas reuniões pedagógicas, organizando o espaço, nos acostumando com ele, pois tínhamos apenas uma saleta e agora temos um mundo e, a responsabilidade aumentou. Mas podemos dizer que a grade de Oficinas vai aumentar, teremos novas oficinas como: O ator compositor, Teatro-terapia, Teatro para a Infância e adolescência, Teatro básico para iniciantes, Teatro para Espaço alternativo e Oficinas rápidas. O número de vagas para o Curso com fins profissionalizantes, o curso mais avançado aumentou para quase 300 vagas por ano. Também haverá outras oficinas como desenho, música e hip-hop. Isso sem falar nos espetáculos que irão estrear, já temos confirmado os espetáculos da Companhia: “Santa Navalhada”, a história de uma travesti do Rio de Janeiro, dos anos de 1990, moradora da Lapa, uma história intrigante onde se discute o amor e o preconceito protagonizada pelo ator Jefter Paulo e, também “Casa de Misericórdia” que aborda temática sobre a prostituição na Bahia, a saga de uma família que passa de geração a geração a direção de um prostíbulo.

Recado para nosso leitores:

Primeiramente, quero agradecer a sua gentileza pelo convite e não posso deixar de citar aqui membros tão importantes da Companhia Nossa Senhora do Teatro, como Jefter Paulo, que está no Projeto desde 2003, foi o aluno número um, hoje é nosso preparador de corpo, professor de teatro e estudou também com gente importante e séria como Sérgio Britto, Ana Kfouri e Déborah Colker e hoje estuda produção cultural numa universidade pública, além de Pedagogia Waldorf, isto tem permitido um fortalecimento de nossas atividades. Não posso deixar de falar da atriz Ana Ýcaro, hoje atriz e professora das nossas Oficinas, Arnaldo Passos, Fernanda Torres, Adriana Felício e de todos aqueles que nos apoiaram indireta ou diretamente para que nosso trabalho se tornar-se uma referência na cidade do Rio de Janeiro, incluí-se a essa lista todos os nossos ex-alunos como você, e também todos os alunos atuais. Eu gostaria de dizer aos leitores que é possível se fortalecer uma arte tão profunda como o teatro e cada vez mais humanizá-la, o teatro só para vocês terem idéia também pode curar chagas, são inúmeros os relatos que temos de atores que obtiveram curas através da arte e, para encerrar deixo uma frase de Paschoal Carlos Magno, o grande teatrólogo e embaixador da cultura no Brasil

“Um país se apresenta pelo teatro que representa!”

O que estamos apresentando no Brasil? Como estamos representando o nosso país? Muito obrigado.



Se inscreva no curso de 'Preparação e Desenvolvimento do Ator" no Instituto Nossa Senhora do Teatro, as inscrições vão ate dia 23 de fevereiro, não perca! Link abaixo.


Links:


Seja o primeiro a comentar!

E o povo todo viu!

  ©Conteúdo Cultural - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo