Ano da França no Brasil, eventos culturais
França no Brasil
Os eventos estão acontecendo, segundo acordos dos presidentes: Luiz Inácio Lula Da Silva e Nicolas Sarcozy. França dedicou 10 milhões de euros para estes eventos no Brasil. São mais de 400 projetos culturais que se apresentam em 15 cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Esses eventos estão acontecendo desde abril e irá até novembro, incluindo mostras, palestras, espetáculos e outras atividades culturais, além de encontros universitários, científicos e comerciais. O evento foi aberto em 21 de abril, em Ouro Preto (MG), com um espetáculo circense.
“O objetivo não é a justaposição de eventos temporários, mas a promoção de parcerias que possam se tornar contínuas entre as instituições e pessoas dos dois países”
(disse Yves Edouard Saint-Geours, presidente do comissariado do ano da França no Brasil.)
Brasil na França
O ano de 2006 foi consagrado à presença do Brasil na França, ocasião em que centenas de eventos musicais, literários e culturais, foram promovidos pelo Ministério da Cultura no sentido de apresentar ao publico francês a diversidade artística do país tropical.
Anos importantes na "intervenção" da França no Brasil, para as Artes
1816 - Missão Artística Francesa - Importante para a formação cultural das nossas artes plásticas foi a chegada de artistas franceses que para cá vieram em 1816 para atender as necessidades de Dom João VI. Fundou-se então em 12 de agosto daquele ano a primeira Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios Brasil, sendo que a maior dimensão dessa presença se deu pelo talento de Jean Baptiste Debret (1768-1848), um verdadeiro cronista social armado com pincéis com os quais registrou em imagens vivas as mais diversas cenas da vida cotidiana do Brasil colonial. Foi dele também o desenho da primeira bandeira do Brasil (verde-amarela com um losângulo no centro). Além de Debret integraram a Escola os artistas Joachin Le Breton, Pierre Dillon, Nicolas e Auguste Taunay, Simon Pradlier, Granjean de Montigny, François Ovide, Charles Levasseur, Louis Meunié, e François Bonrepos.
1829 - Teatro - Companhia lisboeta apresente ao público carioca no Teatro São Pedro de Alcântara, pela primeira vez peças de Victor Hugo, Bouchardy, Dumas, Voltaire e outros.
1838 - Comédia - Martins Pena apresenta sua peça O juiz de paz na roça, e, tempos depois, é considerado o "Molière brasileiro".
1865 - Fotografia - Início da atividade fotográfica do franco-brasileiro Marc Ferrez, testemunho da vida cotidiana do Império e da República.
1924 - Modernismo - Chegada do poeta modernista Blaise Cendrars, a convite de Paulo Prado. Contanto com os modernistas brasileiros Mario e Oswald de Andrade. Entedeu o Brasil como a “Utopialand”, a Terra da Utopia. Relaciona-se com Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.
1944 - Literatura realista - Contratado pela Editora Globo de Porto Alegre, Paulo Rónai assumiu o projeto. Ao todo, 14 tradutores assumiram a tarefa de traduzir a Comédia Humana de Balzac, entre os quais Brito Broca, Carlos Drummond de Andrade e Mário Quintana. Para contextualizar o leitor brasileiro a respeito da França da época de Balzac, Rónai elaborou mais de 7 mil notas de rodapé para os 89 livros da Comédia humana e escreveu os prefácios de cada uma das suas obras, pois julgava insuficiente apenas uma apresentação geral do conjunto. O projeto, composto por 17 volumes, com a primeira publicação em 1945, levou dez anos para ser concluído.
1958 - Cinema Novo - O decênio do Cinema Novo no Brasil(1958-1968), face tropical da Nouvelle Vague francesa dos anos 50 e 60, particularmente pela influência junto aos cineastas brasileiros, como Glauber Rocha, da obra de Jean Luc Godard, François Truffaut, Alain Resnais e tantos outros, cujos princípios técnicos e estéticos chegavam ao Brasil através dos Cahiers du Cinéma (criada em março de 1951 por Jacques Doniol-Valcroze, André Bazin e Lo Duca.).
Se você está afim de encontrar o mundo das artes francesas aqui no Brasil quem sabe na sua cidade
entre no site:
www.anodafrancanobrasil.cultura.gov.br
e confira a programação dos eventos culturais em sua cidade.
Divirta-se. Emocione-se.
Dê valor a Cultura.
Seja ela francesa.
Seja brasileira.
Seja internacional.
Seja cultural.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário