Dzi Croquettes - Documentário do Ano de 2010
Um grupo de teatro revolucionário do anos 70, que foi precursor do TEATRO BESTEIROL, hoje em dia muito difundido. Dzi Croquettes usava de sarcasmo e humor para lutar contra a ditadura militar brasileira (momento que para muitos prejudicou a produção cultural e, para outros só incentivou, já que era ''proibido''.) O grupo utilizava roupas e sapatos femininos, que contrastavam com peitos e pernas peludas. A trupe brasileira foi parar em Paris, Liza Minnelli participa do documentário contando sua ligação com o grupo num longo depoimento. Além de Liza, o documentário conta com depoimentos de outros como: Ney Matogrosso, Nelson Motta, Gilberto Gil, Miguel Fallabella, Marília Pêra, Cláudia Raia, entre outros.
Mais uma vez as *drogas e a **AIDS, foram agravantes para o fim do grupo, além de assassinatos sem resolução de alguns integrantes. O documentário foi feito pelos diretores: Tatiana Issa e Raphael Alvarez.
De vez em quando alguém tem idéias boas e, geralmente essas pessoas as colocam em prática sem dinheiro, que foi o caso dos diretores, que fizeram praticamente todo o trabalho do filme como: edição, produção, pesquisa, etc. O documentário já ganhou vários prêmios em festivais internacionais. Particularmente, não gosto do Teatro Besteirol de uma forma gritante, mas acho uma maneira única de realizar as críticas necessárias a nossa realidade, se realizado de forma simplesmente para entretenimento, não me agrada.
Assim os Dzi Croquettes se definiam