Dzi Croquettes - Documentário do Ano de 2010
Um grupo de teatro revolucionário do anos 70, que foi precursor do TEATRO BESTEIROL, hoje em dia muito difundido. Dzi Croquettes usava de sarcasmo e humor para lutar contra a ditadura militar brasileira (momento que para muitos prejudicou a produção cultural e, para outros só incentivou, já que era ''proibido''.) O grupo utilizava roupas e sapatos femininos, que contrastavam com peitos e pernas peludas. A trupe brasileira foi parar em Paris, Liza Minnelli participa do documentário contando sua ligação com o grupo num longo depoimento. Além de Liza, o documentário conta com depoimentos de outros como: Ney Matogrosso, Nelson Motta, Gilberto Gil, Miguel Fallabella, Marília Pêra, Cláudia Raia, entre outros.
Mais uma vez as *drogas e a **AIDS, foram agravantes para o fim do grupo, além de assassinatos sem resolução de alguns integrantes. O documentário foi feito pelos diretores: Tatiana Issa e Raphael Alvarez.
De vez em quando alguém tem idéias boas e, geralmente essas pessoas as colocam em prática sem dinheiro, que foi o caso dos diretores, que fizeram praticamente todo o trabalho do filme como: edição, produção, pesquisa, etc. O documentário já ganhou vários prêmios em festivais internacionais. Particularmente, não gosto do Teatro Besteirol de uma forma gritante, mas acho uma maneira única de realizar as críticas necessárias a nossa realidade, se realizado de forma simplesmente para entretenimento, não me agrada.
Assim os Dzi Croquettes se definiam
1 Comentário:
Gostei muito do post, até mesmo por relatar,duas histórias de talento que superam qualquer dificuldade.
A primeira do Teatro Besteirol ,que conseguia , usando de suas características, superar a opressão e a censura da ditadura. E a segunda dos próprios idealizadores do documentário que, apesar da falta de recursos financeiros - coisa talvez tão difícil de driblar quanto a ditadura (com suas devidas ressalvas), conseguiu realizar uma obra premiada como esta.
Deu vontade de assistir ao documentário, se possível, seria interessante saber onde este está sendo exibido.
Postar um comentário