"Rio" x "Velozes e Furiosos 5"
Já a algum tempo critico o modo em que falam do nosso país internacionalmente. Felizmente, enfim, fizeram um filme lindo: "Rio", que mostra ( e não mascara - como dizem por aí) que o nosso Rio de Janeiro, o nosso Brasil, é sim lindo e deve ser mostrada a beleza de nossas paisagens e cultura.
"Rio" é um filme que tem como um de seus diretores o brasileiro Carlos Saldanha que viajou para o E.U.A. para estudar animação, foi escrito por Don Rhymer, e em sua lista de dubladores está outro brasileiro bem visto no cenário cinematográfico internacional: Rodrigo Santoro, que dubla o personagem Túlio. Em entrevista a Folha, Rodrigo diz não ter tido preocupação com sotaque veja:
Tweet
Folha - Você teve alguma preocupação com o sotaque para interpretar Túlio?
"Ele é um ornitólogo brasileiro, então não precisei trabalhar nenhum sotaque, usei o meu, de brasileiro e carioca." Rodrigo Santoro
A animação já turnou-se o filme de maior bilheteria de 2011. Confira o Trailler do filme, caso você ainda não tenha assistido, indico:
Em contraponto temos o horror da violência (que existe de fato no Rio de Janeiro) sendo mostrada no filme "Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio". Não basta a atrocidades sociais que o a cidade sofre, precisa-se também que venham de outros países pra falar?
Continuo firme com meu pensamento, acredito que nossa política e nossas autoridades devem sim fazer com que a violência que sofremos seja findada - ou amenizada, no mínimo- mas não acho que utilizar isso como tema de filmes seja interessante em nível internacional. O Brasil está numa fase de visibilidade grande, as maiores autoridades do mundo nos observam crescer. Nosso turismo sempre crescente. A nossa pátria tem em sua agenda dois dos maiores eventos do mundo: Copa do mundo da FIFA 2014 e as Olímpiadas de 2016. É uma imagem ruim que deve ser passada pra esses turistas?
*Adendo: Acho que devem sim ser mostrados os fatos drásticos existentes na sociedade carioca, mas usá-los como forma de entretenimento é demais, reportagens e matérias em jornais para informação e conscientização é ótimo, até porque liberdade de imprensa é importante e sou contra a proibição, principalmente cultural. Sei... há quem goste de rir dos males alheios.
Confira o Trailler:
Links:
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário