Moda: Universo Tropical
A exposição "Universo Tropical" ocupa o Armazém 2, no Pier Mauá entre os dias 31 de maio e 4 de junho, fazendo parte da programação do Fashion Rio.
A mostra reúne diversos movimentos que influenciaram a cultura contemporânea, como o tropicalista, o antropofágico e o modernista, chegando aos dias de hoje através de ícones que se destacaram com seu comportamento.
Há uma junção de várias peças coletadas de museus como a Casa da Marquesa, Museu Carmem Miranda, Museu do Ingá, Instituto Zuzu Angel e Museu Histórico Nacional. A pintura de Francisco Pedro do Amaral que mostra a imagem da Marquesa de Santos, está com exclusividade na mostra, pois ela nunca tinha saído do Museu Histórico Nacional.
"A idéia da exposição surgiu de uma indagação. Quais elementos poderiam descrever a cultura brasileira de vestir, em todos os tempos? Chegamos então a essa teia, uma mistura de referências onde a moda aparece como cultura, como corpo, como criação de personagens", descreve a assessora da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura Luiza Marcier, curadora da mostra ao lado de Mari Stockler, que diz: O corpo, a memória, a natureza e a cultura são inspiração para o trabalho dos designers cariocas. Neste "liquidificador" cultural, que deu origem ao nosso jeito de ser, haverá ainda referências a novelas, à arte plumária, a Carmem Miranda e ao mestre Chacrinha.
*Quem é Marquesa de Santos?A paulista Domitila de Castro Canto e Melo, mais conhecida como Marquesa de Santos, foi uma nobre brasileira, célebre amante de D. Pedro I e teve cinco filhos. Nasceu em 27 de dezembro de 1797 e morreu no dia 3 de novembro de 1867.Residiu na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, D. Pedro I assumiu a paternidade de sua filha Isabel Maria, filha com a Marquesa de Santos, ele não preocupava em escondê-la da sociedade, deixando inquieta a opinião pública.
Além disso terá exposição do filme Macunaíma e o documentário Dzi Croquetes (Confira matéria sobre o documentário aqui no #ConteudoCultural CLICANDO AQUI), vestidos de Yves Saint Laurent, inspirados nas florestas tropicais aparecem perfilados, assim como o corte modernista das criações da estilista Zuzu Angel e até um paletó assinado por Burle Marx. Para os saudosistas dos anos 80, uma palinha: as famosas meia Dancin' Days.
Fonte:
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário